O início do seu funcionamento, ocorre em 11 de Junho de 1888, num prédio cedido por um dos sócios fundadores. Mais tarde transferiu-se para outro na Avenida Diogo Leite.
Em 1897, as instalações começaram a tornar-se exíguas e a Associação resolve adquirir um imóvel na Rua General Torres, onde ainda hoje tem Sede dos seu Serviços.
Em determinada altura, a Direção consegue que um grupo de religiosas da Ordem de S. José Cluny viesse colaborar na creche, tendo em vista o melhoramento dos serviços prestados à comunidade.
É pois em instalações, situadas no gaveto de Rua General Torres, nº 359, com a Rua da Fervença, nº2, recente e totalmente remodeladas e adaptadas aos serviços que presta, que funciona a Associação das Creches Santa Marinha de Gaia com o Estatuto de Instituição Privada de Solidariedade Social de Apoio à Infância e como Instituição de Utilidade Pública e Administrativa.
A Associação das Creches de Santa Marinha possui uma Diretora de Serviços, licenciada em Serviço Social, que assegura a Direção Técnica e Geral da Instituição. O corpo docente é constituído por cinco Educadoras de Infância, com curso e licenciatura que asseguram todo o trabalho pedagógico das salas e uma Professora de Língua Inglesa. Possui ainda uma Nutricionista. Os restantes trabalhadores estão distribuídos em : 3 escriturários, uma auxiliar de educação, uma Animadora Cultural, 10 ajudantes de ação educativa 1 cozinheira e 2 ajudantes de cozinhas.