Quem Somos

QUAL É O NOSSO OBJETIVO?
A Associação das Creches de Santa Marinha de Gaia, foi criada em 01 de junho de 1888, em consequência da necessidade sentida por alguns sócios do Clube de Gaia, de socorrer as crianças, que em virtude de as mães irem trabalhar, ficavam na rua durante todo o dia.

O início do seu funcionamento, ocorre em 11 de Junho de 1888, num prédio cedido por um dos sócios fundadores. Mais tarde transferiu-se para outro na Avenida Diogo Leite.

Em 1897, as instalações começaram a tornar-se exíguas e a Associação resolve adquirir um imóvel na Rua General Torres, onde ainda hoje tem Sede dos seu Serviços.
Em determinada altura, a Direção consegue que um grupo de religiosas da Ordem de S. José Cluny viesse colaborar na creche, tendo em vista o melhoramento dos serviços prestados à comunidade.

Com o passar dos anos, o edifício sede desta Associação começa a entrar em acentuado estado de degradação, e é posta a hipótese de se construir um novo edifício num terreno a ser adquirido previamente. Esta ideia, é no entanto posta de parte, e em finais de 1974 a casa encerra durante 4 anos para obras de restauro e adaptação das instalações, às reais necessidades dos serviços que presta à comunidade, essencialmente às crianças.

É pois em instalações, situadas no gaveto de Rua General Torres, nº 359, com a Rua da Fervença, nº2, recente e totalmente remodeladas e adaptadas aos serviços que presta, que funciona a Associação das Creches Santa Marinha de Gaia  com o Estatuto de Instituição Privada de Solidariedade Social de Apoio à Infância e como Instituição de Utilidade Pública e Administrativa.

ESTATUTOS

Equipa

ESTAMOS TODOS AQUI PARA AJUDÁ-LO

A Associação das Creches de Santa Marinha possui uma Diretora de Serviços, licenciada em Serviço Social, que assegura a Direção Técnica e Geral da Instituição. O corpo docente é constituído por cinco Educadoras de Infância, com curso e licenciatura que asseguram todo o trabalho pedagógico das salas e uma Professora de Língua Inglesa. Possui ainda uma Nutricionista. Os restantes trabalhadores estão distribuídos em : 3 escriturários, uma auxiliar de educação, uma Animadora  Cultural, 10  ajudantes de ação educativa 1 cozinheira e 2 ajudantes de cozinhas.

 

Orgãos Sociais

OS NOSSOS REPRESENTANTES

Presidente

José Sousa Lameira

1º Secretário

Mary Conception Fecha Duro

2º Secretário

Miguel Pedro Freitas Caldas

 

 

Presidente

Júlio Sérgio Pereira Moreira

Vice-Presidente

José Carlos de Melo Rebelo

Secretário

Miguel Ângelo dos Santos Fonseca

Tesoureiro

Agostinho da Silva Viana

Vogal

Bruno Luis dos Santos Almeida

 

Presidente

Artur Alberto Falcão Lopes Cardoso

Vogal

Artur Celso de Sá Carvalho Pacheco

Vogal

Vítor Manuel Barros Monteiro